
Única. Improvável. Irreverente.
48 anos, casada, mãe de dois filhos e bancária de profissão.
Marta de Ornelas descobriu o seu verdadeiro talento em 2016, quando num feliz acaso decidiu experimentar criar peças de arte com objetos comuns, muitas vezes sem ter ideia para o que os mesmos serviam, sabendo simplesmente que neles existia um imenso potencial e uma beleza escondida, que merecia ser partilhada.
Aos 40 anos esta foi uma descoberta e uma aprendizagem maravilhosa, e a sua tendência para romancear a sua arte e deixar um pouco de si em cada peça produzida tem resultado num percurso profissional de sucesso, com visibilidade nacional e internacional ao longo dos anos.
“Muitas vezes não faço ideia para que servem os materiais, mas acho-os bonitos. Cada peça é feita para mim, pelo que tem muito de mim”.
O processo criativo de Marta de Ornelas assenta assim na apropriação e descontextualização de objetos do quotidiano, transformando os mesmos em obras de arte, acessíveis a qualquer pessoa que se apaixone pelas mesmas tanto como a sua autora.
As suas peças raramente causam indiferença e retira a sua inspiração da simplicidade das coisas, da Mulher, delicada mas inquebrável, como a maioria dos materiais utilizados nas suas criações.